Ah, alimentação saudável pros nossos felinos é um papo que me pega pelo coração. Aliás, eu sou um apaixonado por gatos. Tenho três bichanos em casa: o Simba, a Nala e o Zeca. E, vou te contar, preparar comidinhas caseiras pra eles é quase terapêutico.
Outro dia, encontrei meu velho amigo João na pracinha. A gente tava ali, jogando conversa fora, quando ele me perguntou sobre essas rações cheias de ingredientes impronunciáveis. Aí lembrei de uma vez que li num artigo de nutrição animal que, muitas vezes, nossa cozinha é um verdadeiro tesouro pra refeições balanceadas.
Foi aí que comecei a pensar mais seriamente em preparar receitas caseiras pros meus gatos. Comecei simples, com frango cozido. SEM tempero, é claro, que tempero não ajuda em nada – uma dica que aprendi na marra! Tava lá na cozinha, cortando o frango, quando o Simba apareceu no canto da porta, me olhando com aqueles olhos grandes e curiosos. Naquele momento, pensei: “Será que ele sabe que tô preparando algo especial pra ele?”.
E não fico só no frango. Tem dias que preparo um mix de fígado de galinha com abobrinha amassada, algo que eu vi num grupo de veterinários no Facebook. Funciona que é uma maravilha. E, enquanto a Nala e o Zeca se aproximam, quase que sinto uma ponta de orgulho. É como se eu estivesse cuidando do bem-estar deles de maneira mais íntima e pessoal.
Lembro que outro dia, tava bem exausto do trabalho. Pra completar, recebi uma visita surpresa da minha amiga Clara, que também tem gatos. Ela tá sempre cheia das novidades e, como de costume, a gente acabou lançando um papo sobre receitas caseiras pros bichinhos. Ela me deu uma dica de uma pastinha de atum com cenoura que, segundo ela, os gatos dela adoram. Eu, meio desconfiado, pensei: “Vai essa mesmo!”. Experimentei no dia seguinte e, pra minha surpresa, os meus gatos aprovaram com louvor.
É curioso pensar na quantidade de vezes que fiquei divagando sobre essas questões de alimentação enquanto mexo nas panelas. Lembro dos conselhos do velho professor da faculdade que sempre dizia: “A nutrição é a base da saúde, Tadeu” – e não é que ele tinha razão? Cada vez que vejo o brilho no olho dos meus gatos depois de uma refeição caseira, fico com um sorriso bobo no rosto. E, sinceramente, vale cada minuto investido.
Enfim, acho que preparar essas comidinhas é uma forma de estreitar ainda mais os laços com meus felinos. Além do mais, sei que tô contribuindo pra uma vida mais saudável pra eles. Então, se tiver um tempo livre, recomendo dar uma chance. Pode não parecer muita coisa, mas a alegria deles é impagável. É só lembrar de não colocar temperos e seguir firme!
Ah! E se precisar de mais dicas, me dá um toque! Adoro compartilhar minhas ‘experiências culinárias’ felinas. Até a próxima!